terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A história de Kratts' Creatures

     A série de aventura da vida selvagem apresentada pelos fanáticos por animais Martin e Chris Kratt, introduzia as crianças aos animais de todo o mundo. O programa estreou na PBS em todo EUA a partir de 3 de Junho de 1996. TV Ontário também se comprometeu a lançar a série no outono, e outra venda estava pendente nos EUA.

     Entrando em um mundo estranho de "criaturas"
   A série dos irmãos Kratt educa jovens telespectadores sobre a vida selvagem com o seu próprio toque excêntrico "do ponto de vista dos animais".

     Motivados por um desejo de fazer algo para ajudar os animais em extinção, Martin e Chris, começaram suas carreiras cinematográficas da vida selvagem com auto-financiamento, para as expedições a Madagascar, Costa Rica, Peru e Indonésia . Eles voltaram de suas expedições apenas o tempo suficiente para editar os vídeos no porão de sua casa em Warren, New Jersey, e mostrar seus filmes para grupos escolares locais antes de partir para outra aventura. Em pouco tempo, seus filmes foram ganhando prêmios, incluindo o Prêmio Jackson Hole Wildlife Film Festival de Melhor Filme em 1993 com a "Amazon Adventure", que tornou-se o conceito para Kratts' Creatures.

Parceiros:

The Earth Creatures Company
Paragon Entertainment Corporation, Toronto
Maryland Public Television, Owing Mills, Maryland

Veja como a parceria começou:


1992
     Leo Eaton, então vice-presidente sênior de produção nacional/internacional da Maryland Public Television, e agora um co-produtor executivo da série, encontra a Earth Creatures Company, composta por Chris e Martin Kratt, no início. Os irmãos, que têm formação em biologia e zoologia, tinham produzido segmentos de cinco minutos dos animais selvagens que eles estavam tentando comercializar para as escolas.
Eaton assistiu a fita, e "pensou que era absolutamente fabuloso" (seu filho de quatro anos de idade, concordou).

     Eaton foi atraído pela comédia visual dos Kratts e sua paixão pelo o mundo natural. Quem ajudou muito foi o filho de Eaton, de 4 anos de idade, que assistiu a fita cerca de 20 vezes, e também ouvindo a segunda opinião de escolares que tinham visto as aventuras dos Kratts na Costa Rica e em Madagascar - filmagens próprias dos irmãos financiadas com a ajuda de bolsas universitárias.
     "Eu acho que para mantê-lo (seu filho) quieto, eu tinha que fazer alguma coisa com esses caras", Eaton brincou.


1993
     Os irmãos Kratt e Eaton começaram a trabalhar em um episódio de amostra para uma série semanal. Eaton se aproxima de potenciais parceiros no Reino Unido pouco antes do Natal, e começa discussões com PBS, que solicita uma amostra de uma série diária.

Fevereiro de 1994
     Na American International Toy Fair em Nova York, Ken Katsumoto, vice-presidente de entretenimento da família com a Paragon Entertainment, fala com Alice Kahn, chefe da PBS de programação de televisão. Kahn, que tinha falado com Eaton e os irmãos Kratt, sugere que Ken veja o episódio de amostra para ter uma ideia do tipo de show proposto. Katsumoto assiste a fita de vídeo com Jon Slan, CEO da Paragon, e Borchiver Richard, presidente e COO. "Nós pensamos que era brilhante", diz Borchiver. Paragon pede Katsumoto para ir atrás dos direitos sobre a série.

Março de 1994
     Paragon, os irmãos Kratt, representantes da Maryland Public Television, e Eaton chegam à mesa pela primeira vez para discutir a produção de uma série diária.
     O show que eles concordam em produzir é "o tipo de show que nunca foi feito antes", diz Eaton. O que faz o show único é que ele conterá filmagens da fauna original das partes exóticas do mundo. Os criadores da série, Chris e Martin, serão suas estrelas. "O entusiasmo (da Paragon) para o show, realmente nos fez pensar que estes são os caras certos", diz Eaton. "Não havia realmente nenhuma pergunta depois que nós conhecemos eles."

     "Kratts' Creatures" não é como as séries sobre animais selvagens que os irmãos assistiram quando crianças. "Nenhum desses shows conversavam com as crianças", disse Chris Kratt. "A grande maioria eram em um ritmo lento. Queríamos que as crianças aprendessem sobre todos os incríveis animais que compartilham o planeta conosco, e nós pensamos que isso deveria vir com um estilo que se adequava a nossa audiência."
     Assim, os Kratts levavam seus espectadores a uma alegre "exploração do mundo." Eles compartilharam um banho de lama com os elefantes bebês, balançaram com os macacos em uma floresta tropical e usaram os trajes listrados para misturar-se com as zebras em um cerrado Africano.
    "Tentamos mostrar as coisas do ponto de vista dos animais, não do ponto de vista antropomórfico (humano)," Martin Kratt disse. "Nós chegamos aos animais e vimos o que os fazem felizes, o que os tornam tristes, e do que eles estão com medo."
    "Nossa missão é atender os animais da natureza face a face em seu território e introduzir as crianças a todas as criaturas engraçadas, fascinantes e bizarras que compartilham o planeta conosco", diz Chris. 
    "Queremos descobrir o que é ser um animal e descobrir a sua personalidade, o que chamamos de sua 'creaturnality'", diz Martin.
     Espectadores "podem compreender melhor os animais, porque eles podem se relacionar com os problemas que estamos tendo a imitá-los", explicou Chris Kratt.
     Quer se trate de nadar com os lontras gigantes da Amazônia ou andar debaixo d'água com hipopótamos na África, os irmãos Kratt vão fazer de tudo para entender melhor as criaturas ao redor do globo.

     Paragon reconhece a oportunidade de fazer uma produção diferenciada. "Não foi apenas sobre animais", diz Borchiver. "Era cerca de dois especialistas da vida selvagem interagindo com animais em uma comédia e de uma forma muito divertida. Foi informativa, e era totalmente fora do padrão".
     O show será uma produção da Paragon. Paragon irá compensar o défice de financiamento sobre 80% após a contribuição da PBS dos EUA ($ 1,5 milhão). Paragon pede quase US$ 3 milhões para cobrir o déficit em seu orçamento, "acreditando que as receitas de merchandising futuros e outras coisas justificariam o nosso investimento."
     Parceiros da Paragon tiveram consultas de aprovação de direitos "que levamos muito a sério", diz Borchiver, sobre tudo, da merchandising para publicidade. Maryland Public Television, a estação de apresentação encomendou o negócio em nome da PBS, vai aumentar a conscientização sobre a série entre outras estações da PBS.

Julho de 1994
     No primeiro dia do mês, PBS e Paragon assinaram o contrato, e a produção da série começa na segunda-feira seguinte.

Outubro de 1994
     As filmagens iniciam-se na Costa Rica. Uma semana após os primeiros dias de filmagem, alguns membros da tripulação experimentam - em sua primeira itinerante - um surto de dengue (incluindo Chris).

     Na Costa Rica, Chris teve dengue. Essa viagem também incluiu uma tempestade que encalhou a tripulação em uma praia durante a noite e virou um barco que transportava os equipamentos de câmera (em sacos impermeáveis).

     Momentum Partners de Nova York, que tinham tratados de licenciamento para Paragon’s Lamb Chop’s Play-Along, torna-se o órgão de licenciamento para a propriedade no fim do ano.

Outubro de 1995
     A última sessão de estúdio ocorre. Paragon apresenta materiais preliminares em MIPCOM.

Fevereiro de 1996
     Hasbro Interactive Worldwide of Beverly, Massachusetts, junta-se como a quarta licença, e vai produzir um CD-ROM. Os outros licenciados a bordo são: Scholastic, com uma biblioteca de 18 livros; PolyGram Vídeo, com 12 vídeos e Indústrias única, com uma linha de produtos de papel e festa. "Como estes negócios começaram a vir juntos, percebemos que de fato teve um sucesso.", diz Borchiver,

Março de 1996
     O 'BIG FIVE, Little Five' episódio de Kratts' Creatures ganha três prêmios na rodada final do julgamento para o 1996 Festival de Cinema Internacional da Vida Silvestre, realizada em Missoula, Montana: melhor programa infantil, um prêmio de mérito de uma boa comunicação para um público jovem, e um prêmio de mérito para o script.
     Estimulada pelos elogios e a resposta de licenciados, Paragon discutiu outras produções com os irmãos Kratt, a quem Borchiver descreve como "muito brilhantes, rapazes inovadores." Borchiver também tem elogios para Eaton, um parceiro premiado, Maryland Public Television, que foi "um prazer de lidar com eles."
     Eaton ficou impressionado com os esforços concertados da Paragon para manter os melhores interesses da televisão pública no coração. "Paragon tem sido excepcionalmente boa em manter-me informado", diz ele. Em uma nota pessoal, ele acrescenta: "Eu tive uma grande dose de divertimento ao trabalhar com a Paragon. E eu certamente ficaria agradecido se tiver outra oportunidade dessas".

     O interesse dos Kratts em animais selvagens foi provocado pelas férias de acampamento da família em Vermont. Filmes caseiros deles cuidando de animais são vistos ocasionalmente na série - um pequeno toque que ajuda a enfatizar que eles não são atores.
     "Nossa ignorância foi a nossa salvação", disse Chris. "Teríamos que pensar duas vezes antes de passar quatro anos em uma aposta total. Nós estávamos seguindo o nosso sonho."
     Chris, 26, é um biólogo; Martin, 30, tem um grau de zoologia. Por causa de sua juventude e entusiasmo, "Chris e eu representamos uma figura de grandes-irmãos para o nosso público", Martin disse.

      Isso e muito mais. "Kratts' Creatures" emprega Ttark uma criatura animada (interpretado por Ron Rubin) e Allison, uma prodígio da computação de 15 anos de idade (interpretada por Shannon Duff) para ajudar os irmãos em suas aventuras, mostrando ao público fatos sobre os animais.
     "Allison representa o público", disse Chris Kratt. "Ela ama os animais e está começando a explorar e aprender mais sobre eles."
      Através das aventuras de Martin e Chris e as curiosidades compartilhadas por Allison e Ttark, Kratts' Creatures vai transformar os jovens espectadores em jovens naturalistas.

    "Além de introduzir as crianças para todos os animais incríveis, esperamos que este show as incentivem a irem em suas próprias explorações de aprendizagem e descoberta", disse Chris.

     "Nós temos uma oportunidade de introduzir toda uma geração para as maravilhas da natureza. Isto é maior do que jamais pensei que poderia alcançar", disse Martin.

Obs.: As partes em Itálico foram retiradas de textos extras.
Tradução: Rico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário